Como você já sabe, no nosso blog sempre procuramos mostrar como os nossos projetos são importantes para a mobilidade e segurança viária e também, como eles impactam o seu dia a dia, demonstrando situações rotineiras onde você pode notar a presença de elementos dos nossos serviços. Hoje não é diferente, iremos falar sobre o projeto de sinalização, então, leia até o final!
Afinal, o que é um projeto de sinalização?
O projeto de sinalização pode ser definido como uma ferramenta que viabiliza e otimiza, através da comunicação visual, o movimento dentro de um determinado espaço. Nós, da Lanix, atuamos com projetos de sinalização viária, ou seja, sinalização de ruas, avenidas, rodovias, etc. A sinalização pode ser vertical e horizontal, conheça cada uma delas.
Sinalização Vertical
De acordo com a resolução Nº 160, de 22 de abril de 2004 do CONTRAN, “A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária cujo meio de comunicação está na posição vertical, normalmente em placa, fixado ao lado ou suspenso sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente e, eventualmente, variáveis, através de legendas e/ou símbolos pré-reconhecidos e legalmente instituídos. A sinalização vertical é classificada de acordo com sua função, compreendendo os seguintes tipos: – Sinalização de Regulamentação; – Sinalização de Advertência; Sinalização indicativa”.
Sinalização Horizontal
Já a sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas pintados ou apostos sobre o pavimento das vias. Tem como função organizar o fluxo de veículos e pedestres, controlar e orientar os deslocamentos em situações com problemas de geometria, topografia ou frente a obstáculos, complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação e, em casos específicos, tem poder de regulamentação (CONTRAN, 2004).
Qual a Importância de Um Projeto de Sinalização?
Agora que você já conhece mais sobre o projeto de sinalização viária, e também que a sinalização pode ser horizontal e vertical, imagine que você está viajando de carro com sua família para as tão esperadas férias. Já pensou se não houvesse nenhuma sinalização de placas indicando, por exemplo, uma lombada à frente, ou ainda indicando que você deve se manter à direita para a próxima saída? Pior ainda, e se não houvesse a sinalização que divide os sentidos de direção? Com toda certeza, sua viagem seria bastante caótica, não é mesmo?
Imagine também no seu dia a dia, de deslocamento para o trabalho, principalmente se você reside em grandes capitais. O trânsito que já é bastante caótico em horários de pico ficaria impossível de se trafegar sem uma boa sinalização eficiente.
O projeto de sinalização garante segurança viária, ordenação dos fluxos veiculares e de pedestres, indicação da regulamentação local, advertindo os condutores de possíveis obstáculos físicos e dispositivos urbanos. Além disso, é capaz de garantir a fluidez e o controle de velocidade, se necessário, de acordo com o propósito de circulação local.
Projeto de Sinalização: A Lanix Faz!
A Lanix tem expertise na elaboração de projetos de infraestrutura viária, dentre eles, o projeto de sinalização. Contemplamos um acervo de inúmeros projetos de sinalização viária aprovados em diversos órgãos públicos, a citar alguns como BHTRANS, SETTRANS, ECOS, TRANSCON, DNIT e DER. Nossos projetos são citados como referência de projeto para vários destes órgãos, uma vez que são desenvolvidos com qualidade técnica, rápida aprovação e soluções pensadas no custo-benefício da obra.
Se você quer saber mais sobre esse serviço e/ou solicitar um orçamento, clique nos links abaixo:
– Projeto de Sinalização Viária Urbana
– Projeto de Sinalização Rodoviária
E ainda, saiba que atuamos também com o projeto de sinalização de obras e emergências. Clique aqui e saiba mais.
Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e claro, fique ligado(a) no nosso blog e saiba como a Lanix segue, dia após dia, viabilizando a mobilidade e a segurança viária no seu dia a dia!