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Engenharia de Tráfego

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O estudo de tráfego consiste em análises qualitativas e quantitativas minuciosas acerca da condição de equilíbrio entre oferta e demanda num sistema viário. Desta maneira, se faz necessária a coleta de dados a respeito da demanda de tráfego, que pode ser feita através de pesquisas de tráfego de Contagem Classificada Veicular (CCV), Origem-Destino (OD), velocidade pontual, velocidade e atraso, entre outras.

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Para emissão e renovação da AET, devem ser atendidos os requisitos constantes na resolução do CONTRAN com relação às CVC, como o Peso Bruto Total Combinado (PBTC), as dimensões, a força motriz e outros. Além disso, é requerido o atendimento de parâmetros de infraestrutura nas vias públicas a serem utilizadas, momento em que entra o Laudo Técnico de Conformidade.

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As pesquisas são procedimentos comumente utilizados em estudos de tráfego ou circulação para levantamento de informações de campo, que serão utilizados para uma série de procedimentos posteriores. Há diversas metodologias de pesquisas a serem escolhidas de acordo com a demanda de dados e algumas delas consistem na observação e no registro de informações do tráfego de forma passiva, sem perturbá-lo, ou ativa, por meio de entrevistas com usuários em busca de respostas para perguntas pré-formuladas.

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O Plano de Gestão de Carga e Descarga (PGCD), também conhecido por Plano Logístico, trata-se de um relatório técnico desenvolvido a partir de pesquisas de movimentação de cargas com vista a identificar gargalos operacionais e estabelecer melhorias aos processos.

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Aos planos de ação desenvolvidos para áreas menos abrangentes dá-se o nome de Plano de Gestão da Mobilidade Local (PGML). Quando se trata de um plano de gestão desenvolvido exclusivamente para um PGV, ele é costumeiramente intitulado também por Plano de Mobilidade Organizacional (PMO). É desenvolvido com base em pesquisas dos mais diversos tipos que permitam uma robusta coleta de dados diagnósticos.

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O Relatório de Impacto de Circulação (RIC), também chamado de Relatório de Impacto no Tráfego ou Relatório de Impacto no Trânsito Urbano (RIT, RITU, RITU), é um estudo de tráfego que tem como finalidade apresentar um referencial acerca do impacto causado por um determinado empreendimento na circulação de pessoas, veículos e bens em sua área de influência.

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A simulação de tráfego consiste na representação de uma rede viária por meio de um modelo virtual, elaborado à sua semelhança a partir de informações coletadas no local por meio de um levantamento minucioso e pesquisas de tráfego nos principais pontos da rede em estudo.