Já falamos por aqui sobre diversos projetos que atuamos, tais como o projeto de terraplenagem, o projeto semafórico e o projeto de drenagem. Hoje iremos falar sobre um projeto que também é muito importante na infraestrutura urbana, o projeto de acessibilidade. Confira!
Afinal, o Que é Acessibilidade?
A acessibilidade, no contexto urbano, se refere à capacidade das pessoas de acessarem facilmente e com segurança os serviços e locais de interesse em uma cidade, independentemente de suas habilidades físicas, sociais ou econômicas. Isso inclui a acessibilidade a edifícios públicos, transporte público, calçadas e ciclovias, áreas verdes e de lazer, entre outros espaços urbanos.
A Importância do Projeto de Acessibilidade
O projeto de acessibilidade é essencial para garantir a inclusão social e a igualdade de oportunidades, permitindo que todas as pessoas tenham acesso aos recursos e serviços que a cidade oferece e também é necessário viabilizar esse acesso para as pessoas com deficiência.
Segundo matéria publicada no site da CNN Brasil: “Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência. Quase metade dessa parcela (49,4%) é de idosos” (JANONE e ALMEIDA, 2021).
Esse fato só corrobora com a necessidade da implantação de projetos mais inclusivos, principalmente nos grandes centros urbanos, pois ele não é apenas um projeto arquitetônico, mas também, uma ferramenta de inclusão social. Confira agora o que, em geral, está incluído em um projeto de acessibilidade urbana!
O Que o Projeto de Acessibilidade Inclui?
Um projeto de acessibilidade urbana deve considerar uma variedade de fatores para garantir que todas as pessoas possam acessar os espaços públicos da cidade. Dentre os principais elementos incluídos em um projeto de acessibilidade urbana, podemos destacar:
- Calçadas e ciclovias acessíveis: devem ser projetadas/adaptadas para permitir a livre circulação de pedestres e ciclistas, com superfícies regulares e sem obstáculos, além de rampas de acesso para cadeiras de rodas e outras necessidades especiais.
- Transporte público acessível: ônibus, metrô, trens e outros meios de transporte público devem ser adaptados para pessoas com deficiência física, visual e auditiva, com espaços reservados, sinalização clara e anúncios sonoros nos meios e também em seus locais de embarque/desembarque.
- Edifícios públicos e monumentos: devem ser projetados/adaptados para permitir o acesso de todas as pessoas, incluindo rampas de acesso, elevadores e banheiros adaptados.
- Sinalização e orientação: deve ser clara e compreensível para todas as pessoas, com informações em braille, mapas táteis e outras adaptações para pessoas com deficiência visual e auditiva, por exemplo.
- Espaços públicos e áreas verdes: devem ser projetados/adaptados para serem acessíveis para todas as pessoas, com bancos, mesas e outras estruturas adaptadas, além de caminhos pavimentados e sem obstáculos.
Projeto de Acessibilidade: A Lanix Faz!
A Lanix Engenharia contempla um acervo de importantes projetos de acessibilidade viária aprovados, em diversos órgãos públicos, desenvolvidos através das normas do CONTRAN e da NBR-9050 garantindo sempre a qualidade do serviço e soluções mais otimizadas!
Se você quer saber mais sobre esse serviço e/ou solicitar um orçamento, clique nos links abaixo:
E claro, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais e, fique ligado(a) no nosso blog e saiba mais sobre as soluções da Lanix que viabilizam a inclusão social, a igualdade de direitos e a mobilidade!
REFERÊNCIAS
JANONE, Lucas e ALMEIDA, Pauline. Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, segundo IBGE. CNN Brasil, Rio de Janeiro, 26/08/2021. Disponível em <https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-tem-mais-de-17-milhoes-de-pessoas-com-deficiencia-segundo-ibge/> Acesso em: 15 mar. 2023.