Projetos de Infraestrutura Rodoviária
Conheça os Projetos de Infraestrutura Rodoviária onde a Lanix atua. Preencha o formulário para solicitar um orçamento.
Para um empreendimento ser instalado às margens de uma rodovia, é necessára a aprovação das concessionárias ou órgãos como DNIT e DEER. Comumente é exigida a elaboração de um conjunto de projetos de infraestrutura, esse conjunto é denominado projeto de acesso.
O projeto de sinalização de obras tem como objetivo regulamentar, advertir, canalizar, ordenar e fornecer informações corretas aos condutores em situações de obras e eventuais emergências no sistema viário propiciando condições de segurança no trânsito.
O projeto de geometria rodoviária ou projeto geométrico rodoviário, é voltado para acesso ou interseção (rodoviária) simples é destinado a elaboração de interseção de duas vias / rodovias, com angulação igual ou próxima a 90º, ou de empreendimento com acesso a uma via. Dentro destas características estão contempladas as interseções em “T” com ou sem ilha central e pistas de aceleração e desaceleração.
O projeto de terraplenagem rodoviária é voltado para o acesso ou interseção (rodoviária) simples é destinado a elaboração de interseção de duas vias / rodovias, com angulação igual ou próxima a 90º, ou de empreendimento com acesso a uma via. Dentro destas características estão contempladas as interseções em “T” com ou sem ilha central e pistas de aceleração e desaceleração.
Os projetos e relatórios de drenagem apresentam os parâmetros e balanços dos elementos do estudo hidrológico. Este advém de uma análise minuciosa de diversas variáveis como aspectos climáticos, pluviométricos, geomorfológicos e características da vegetação da região. Neste contexto, o projeto de drenagem tem por objetivo garantir que ocorra de forma satisfatória a captação e condução das águas precipitadas nas vias ou terrenos, viabilizando o destino correto através de um sistema de coleta.
O projeto de pavimentação tem por intuito arquitetar e detalhar a estrutura do pavimento (camadas) a ser executado na via a ser implantada ou restaurada. Para o dimensionamento das camadas no projeto de pavimentação utilizamos sobretudo a metodologia adotada pelo DNIT para projetos de pavimentos flexíveis, cuja autoria advém do estudo do Engenheiro Murillo Lopes de Souza.
Um bom projeto de sinalização rodoviária deve conquistar a atenção e a confiança do condutor e ainda permitir um tempo de reação adequado às diversas condições da rodovia, garantindo o tráfego a níveis seguros de operação. Sendo assim, devem ser avaliadas as características físicas e topográficas da região transposta pela rodovia, a velocidade operacional e o tipo e intensidade de ocupação lindeira a ela.